Inspiração

Ajudar um colega de trabalho não gera concorrência mas sim admiração

No meio da crise económica, estamos sempre preocupados com a possibilidade de perder o nosso emprego. As coisas estão cada vez mais caras, o nosso poder de compra menor, e a ideia de não poder contar com um salário ao final do mês é verdadeiramente assustador. Isso e todo o stress acumulado tornam grande parte dos ambientes de trabalho pouco saudáveis, em que todos se veem como concorrentes.

Muitos ficam extra atentos ao trabalho dos outros, com medo que eles sejam mais produtivos, mais competentes, elogiado e notados pelos superiores. Desta forma, é impossível que existam boas relações entre os trabalhadores.

Em todos os empregos, encontramos pessoas mal-intencionadas, mesquinhas, manipuladoras e fofoqueiras, sempre prontas para deitar os outros abaixo, tal como em todas as outras áreas da nossa vida.

Uma pessoa com mau caráter vai agir de forma antiética seja onde for, esteja com quem estiver, porque faz parte do seu interior.

Devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para nos afastarmos deste tipo de mentalidade e comportamento. Nunca devemos negar partilhar conhecimento com os nossos colegas de trabalho.

Maior parte das vezes, as pessoas ficam gratas a quem as ajuda, crescem, desenvolvem-se e melhoram, e nunca se esquecem de quem esteve lá quando precisavam de uma mãozinha. Para além da sensação boa de ajudar, você será sempre lembrado por ser prestável e solidário, e isso atrairá boas energias.

É preciso ganhar consciência de que pode sempre haver alguém que acabe por ficar com o nosso lugar, mas isso não quer dizer necessariamente que falhámos ou perdemos.

Na verdade, ser despedido não é sinal de incompetência nem deve deixá-lo a pensar que não tem talento ou utilidade. Certamente vai conseguir reintegrar o mercado de trabalho, por isso encare o despedimento como um recomeço, uma nova oportunidade de ser e fazer melhor e mais.

Caso tenha de facto cometido algum erro, interiorize a aprendizagem e siga em frente com confiança. Tudo pode ser uma lição. Continue a partilhar e a ensinar, onde quer que esteja.

Não se esqueça: a vida e as pessoas têm uma forma especial de retribuir pelas coisas boas que espalhamos por aí.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh