Curiosidades

A sua dependência do telemóvel está a fazer mal ao seu filho

Hoje em dia, os telemóveis estão presentes em grande parte do nosso quotidiano, sugando a nossa atenção e tempo.

Absorvidos pelo mundo virtual, desligamo-nos da realidade e alheamo-nos ao que se passa à nossa volta. Infelizmente, muitos pais chegam a negligenciar os filhos devido à dependência do telemóvel…

Esse vício provoca danos profundos à criança, a nível intelectual e emocional, principalmente quando vivido nos primeiros anos de vida, fundamentais para o seu desenvolvimento.

Focados nos telemóveis, os pais perdem a oportunidade de partilhar experiências com as crianças e privam-nas de interações de qualidade, tão importantes para o seu crescimento.

Ao sentir-se ignorada pelos seus pais, que gostam mais de estar no Facebook do que a brincar com elas, a criança pode crescer com falta de autoestima e uma perceção errada daquilo que realmente importa. Ao longo do tempo, podem mostrar raiva, frustração e outros comportamentos extremos, como forma de tentar chamar a atenção dos pais.

Todos os pais devem dedicar tempo aos filhos, falando com eles, ouvindo-os, brincando com eles e dando-lhes educação.

De seguida, deixamos-lhe algumas sugestões úteis para não cair neste erro tão grave:

  • Estabeleça regras válidas para todos relativamente à utilização de telemóveis e outros aparelhos;
  • Coloque o telemóvel no silêncio enquanto estiver a jogar ou a interagir com crianças;
  • Esteja consciente que as crianças necessitam de estímulo e atenção diários;
  • Planeie o seu trabalho, para poder aproveitar o tempo com as crianças em vez de ter de o usar para responder a e-mails ou algo do género;
  • Não utilize o telemóvel durante as refeições ou convívios familiares.

É muito importante organizar bem as prioridades, sabendo que todas as publicações podem sempre esperar, mas os momentos preciosos em família vão-se perdendo se não tivermos cuidado.

telem

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh