Curiosidades

A China está a construir uma central elétrica que gera energia à base de lixo

Infelizmente, o ser humano produz diariamente uma quantidade de lixo absurda, prejudicando gravemente o ambiente.

Como parece impossível deixar de fazer lixo, o melhor seria mesmo poder transformá-lo em algo útil.

Com esse objetivo, a China está agora a construir a maior central elétrica de bioenergia do mundo – e o lixo é a principal matéria-prima.

Situada em Shenzhen, uma cidade do sul da China, esta central elétrica será capaz de processar aproximadamente 5 mil toneladas de lixo por dia – 1,8 milhão de toneladas por ano.

Está previsto que a central fique pronta em 2020, e que transformará 1/3 de todo o lixo produzido pela população de Shenzhen e a região metropolitana, com 20 milhões de habitantes.


A central vai capturar o calor gerado a partir da incineração de resíduos indesejados, que vai acionar uma turbina que gera eletricidade. Para além disso, a central ainda vai ter 40 mil m2de painéis solares instalados no teto

Já existem mais de 300 centrais elétricas a funcionar na China, o que indica um aumento de 26% num período de 5 anos. Por outro lado, nas nações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), o aumento foi de apenas 4%.

De acordo com a WEC (Conselho Mundial de Energia), o setor da bioenergia valerá US$ 40 biliões em 2023.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh