Curiosidades

A Austrália bloqueou a difusão de plástico nos rios: veja as vantagens do novo sistema que todos deveríamos seguir

Infelizmente, o planeta está a sofrer mais que nunca devido à poluição, provocada em grande parte pelo plástico que usamos diariamente.

Para além disso, há muita poluição microscópica, que contamina a fauna, a flora e os aquíferos, e embora se tentem arranjar alternativas mais amigas do ambiente, o problema continua a crescer.

Contudo, na Austrália, foi testado um sistema de redução de vazamento de resíduos plásticos nos rios, baseado em redes que se colocam na boca dos dutos de drenagem, que prendem os detritos e os impossibilitam de ficar na água.

O teste foi feito na reserva natural de Henley, na cidade de Kwinana, onde estes grandes filtros foram instalados em todos os canos de água das áreas residenciais.

No espaço de apenas alguns meses, o simples sistema de filtragem reteve aproximadamente 400kg de resíduos, até mesmo carregados por chuvas fortes.

Depois de cheias, as redes são desmontadas e colocadas em camiões especiais, que vão para centros de descarte, onde distinguem o lixo reciclável e não reciclável. No final, as redes voltam a ser colocadas nos tubos de drenagem.

Por se ter revelado um método tão eficiente, as autoridades resolveram adotá-lo e expandi-lo no resto da cidade.

Embora seja simples e funcional, o sistema implica custos, pois para adquirir uma única rede, são precisos aproximadamente 9 mil euros.

Ainda assim, é estimado que essa despesa compense totalmente a longo prazo, devido ao impacto positivo.

Ao longo do tempo, as redes vão ser melhoradas com materiais mais avançados e de melhor qualidade, de maneira a que os custos de instalação sejam reduzidos, e que os filtros consigam ainda deter resíduos muito menores.

Modificando a estrutura das redes, conseguiremos evitar a poluição provocada por outros materiais e substâncias tóxicas. Assim, esperamos que esta ideia seja adotada em mais países, e que invistam nela.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh