Curiosidades

6 sinais que podem indicar uma carência afetiva nas crianças

Por forma a crescerem com saúde, força e confiança nas suas capacidades, as crianças devem receber a dose certa de carinho em casa, por parte de cada um dos pais. Essa é a única maneira de garantir que têm um desenvolvimento positivo.

Quando uma criança não tem afeto suficiente, a sua personalidade pode ser afetada em muitos aspetos, com efeitos prejudiciais tanto na infância como no futuro.

De seguida, ficam 6 sinais de carência afetiva nas crianças:

  • Desobediência

As crianças carentes têm tendência a quebrar regras para conseguirem atenção. Se apresentarem mudanças repentinas de humor, choro exagerado ou ataques de raiva em público, é provável que sintam necessidade de chamar a atenção dos adultos.

  • Agressividade

Mesmo quando uma criança está com raiva e adota uma atitude agressiva, é necessário ouvir o que ela tem para dizer. A chave da resolução dos conflitos está em responder à agressividade com escuta atenta e uma conversa calma e amiga.

  • Insegurança

Quando uma criança não recebe carinho, é provável que tenha uma baixa autoestima e se sinta insegura. Essa insegurança pode levar a muitos e graves problemas, que se arrastam para a vida adulta e as levam a estar sempre na defensiva.

  • Medo

Um indivíduo que não tenha sido acarinhado em criança terá com várias limitações, principalmente a nível de relacionamentos, pois cresceu com medo do abandono, algo muito difícil de corrigir sem ajuda profissional.

  • Baixo desempenho académico

Distúrbios de aprendizagem são um sinal evidente de que algo está errado – se a criança está apática e desmotivada, pode sentir carência a nível emocional e necessidade de reprimir as suas emoções, negando qualquer forma de afeto às pessoas à sua volta.

  • Dependência dos dispositivos eletrónicos

As crianças muito dependentes de telemóveis, computadores e outros passam grande parte do tempo numa bolha tecnológica e sofrem uma profunda falta de interação humana. Por isso, os pais não devem ceder e sim escolher a via da comunicação.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh