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10 benefícios das pipocas que vão surpreende-lo

As pipocas são adoradas por pessoas de todas as idades, sejam caseiras ou no cinema. Porém, embora as pipocas apresentem benefícios, também pode ser muito prejudiciais à saúde.

Segundo a Tabela de Composição de Alimentos, os nutrientes que se encontra em 100 gramas de pipocas feita com óleo, sem sal, são os seguintes:

  • Energia: 448 Kcal;
  • Proteína: 9,9 g;
  • Lípidos: 15,9 g;
  • Hidratos de carbono: 70,3 g;
  • Fibra alimentar: 14,3 g;
  • Magnésio: 91 mg;
  • Fósforo: 225 mg;
  • Potássio: 256 mg.

As pipocas do cinema e micro-ondas do supermercado não são minimamente aconselhadas para uma dieta equilibrada, porque estão cheias de gordura de má qualidade, assim como aditivos como sabores, cores e aromas artificiais.

O ideal é fazer pipocas em casa, na panela ou até mesmo no micro-ondas. Quando feita corretamente, sem gordura saturada e pouco sal, os benefícios das pipocas são uma excelente adição à sua dieta saudável. Os seus principais componentes são, para além dos nutrientes já mencionados, são os polifenóis, amido resistente e triptofano.

De seguida, deixamos uma lista dos benefícios da pipoca:

  1. É integral

É um alimento integral, o que significa todas as suas partes são aproveitadas, preservando assim uma melhor qualidade nutricional.

  1. Emagrece

É um alimento muito rico em fibras, que dá maior saciedade por preencher o estômago e fazer a digestão mais lenta. Segundo um estudo americano, uma chávena de pipocas sacia mais que a mesma quantidade de batatas fritas, mesmo tendo menos calorias. Trata-se de uma escolha prudente para aqueles que desejam reduzir a sensação de fome enquanto gerem a energia e o peso corporal.

  1. Ajuda a parar de fumar

Ao longo do processo de desintoxicação da nicotina, sentem-se vários efeitos colaterais. A pipoca caseira pode ajudar muito nisso, pois além de conter triptofano, que induz a produção da serotonina, reduz a ansiedade e stress e é rica em fibras e nutrientes, que vão ajudar a saciar a fome. Para além disso, é um lanche interessante para quando apetece imenso mastigar alguma coisa ou colocar um cigarro na boca.

  1. Melhora a saúde cardiovascular

A pipoca é rica em fibras, que reduzem significativamente a absorção de gordura pelo intestino, e impede que esta entre na corrente sanguínea, melhorando a qualidade do fluxo em veias e artérias. Contém ainda betaglucana, um tipo específico de fibra vegetal que reduz a quantidade de colesterol no sangue, impedindo a formação de placas nas artérias.

  1. Melhora a saúde gastrointestinal

Naturalmente, um alimento rico em fibras faz bem à saúde do sistema gastrointestinal, mas é importante reforçar que a ingestão de fibras por si só é milagrosa. Deve ingerir uma boa quantidade de água para que as fibras possam desempenhar a sua função corretamente no organismo. Existem opções interessantes de sumos naturais e águas aromatizadas que pode fazer para acompanhar as pipocas.

  1. Ajuda a ganhar massa magra

O consumo de pipoca caseira ajuda a ganhar massa magra, isto é, fortalece a sua musculatura, por ser rica em proteína, potássio e outros nutrientes essenciais para a formação e recuperação dos músculos. A presença de amido contribui para o ganho de massa magra, porque ao ser fermentado no intestino, resulta em ácidos graxos que estimulam enzimas que integram o processo de queima da gordura.

  1. Previne o envelhecimento precoce

Sendo um alimento rico em antioxidantes, principalmente polifenóis, a pipoca ajuda a prevenir o envelhecimento precoce de todo o organismo, evitando o stress oxidativo que deixa as células mais vulneráveis a ataques de agentes externos. Quando feita de forma saudável, ajuda a deixar a pele mais bonita, atrasando assim o envelhecimento. Prepare a pipoca com o mínimo de gordura e sal possível, que provoca inchaço e outros problemas.

  1. Melhora a absorção de nutrientes

A pipoca não só tem uma grande quantidade de nutrientes, como também ajuda a melhorar a absorção dos mesmos, o que torna a alimentação no geral mais eficiente e proveitosa- tudo graças ao amido resistente, presente noutros alimentos como a banana verde.

  1. Ajuda a controlar o açúcar

A presença do amido resistente não contribui apenas para uma melhor absorção de nutrientes e redução do colesterol – também ajuda a reduzir a quantidade de glicose no sangue, por ter um baixo índice glicémico. Já o triptofano ajuda a estimular a secreção de insulina, e a betaglucana reduz a absorção da glicose pelas células, sendo ótimo para diabéticos.

  1. É rica em proteína e ácido fólico

A proteína da pipoca ajuda não só na composição muscular, como também no transporte de oxigénio para as células, fortalecendo os anticorpos. A pipoca é ainda rica em ácido fólico, que participa na divisão e crescimento das células, formação de glóbulos vermelhos, síntese do DNA, entre outros. Juntamente com a proteína, pode ser essencial para a saúde do coração e do sistema nervoso.

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